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    O treinamento funcional (functional training) possui como objetivo desenvolver a funcionalidade dos movimentos naturais do nosso corpo. Como um conceito de Preparação Física, busca aprimorar a capacidade funcional, deixando seu corpo mais inteligente e tornando as atividades próprias e especificas a partir de um menor gasto energético.

 

    Caracteriza-se como uma nova vertente do Treinamento Esportivo, que hoje podemos aplicar em pessoas comuns não limitando apenas a atletas de alto rendimento. Esse conceito de treinamento mais amplo e abrangente utiliza uma forma mais dinâmica, desafiadora e muito mais eficiente que o treinamento convencional de Força Contra Resistência.

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O que é Treinamento Funcional?

 

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Quem pode fazer?

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O treinamento funcional (funcioanl training) se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. Ele tira a pessoa dos movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados, como acontece na musculação. Por isso, virou uma alternativa para quem estava cansado dos exercícios mais tradicionais na academia. 
Para trabalhar a musculatura profunda, são utilizados acessórios como elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes. É um método que ajuda a prevenir lesões, gera melhorias cardiovasculares, a redução do percentual de gordura, emagrecimento e definição muscular.
-  A possibilidade de combinar diferentes habilidades, como o treino aeróbico com o de equilíbrio, cria uma infinidade de variações e acabam com a monotonia.
Além de fatores como idade e sexo, a prática do Treinamento Funcional tem relação com o histórico de vida de cada praticante. Pessoas que, ao longo da vida, praticaram diversas modalidades esportivas e atividades físicas, certamente se adaptam melhor a ele. Mas lembre-se: antes de se submeter ao Treinamento Funcional, consulte um médico e informe ao professor qualquer restrição ou problema de saúde que existir e que possa ser agravado com a prática de exercícios físicos.
Perda de Peso;
Melhora da postura;
Melhora do equilíbrio muscular;
Melhora da Performance;
Diminuição de ocorrências de lesões;
Melhora na eficiência dos movimentos;
Maior estabilidade da coluna vertebral;
Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
Desenvolvimento da consciência sinestésica(sensação do movimento)...